Categorie: Tutti - análise - fraquezas - ameaças - swot

da Gian Luca mancano 6 anni

101

SWOT Direcionamento

A análise SWOT é uma ferramenta essencial para avaliar a posição estratégica de uma empresa, examinando seus pontos fortes e fracos em relação às oportunidades e ameaças externas. A matriz SWOT divide-se em quatro quadrantes:

SWOT Direcionamento

QUADRANTES MATRIZ

MINI-MAXI

Combinação entre pontos fracos e oportunidades, exortando a empresa a superar e desenvolver seus pontos fracos tentando explorar as novas oportunidades.

MINI-MINI

Mostra a comparação entre os pontos fracos e as ameaças presentes no ambiente – a empresa deve minimizar suas fraquezas e evitar ameaças externas.

MAXI-MINI

Combinação dos pontos fortes frente à consideração das ameaças, de forma que a organização de utilizar seus pontos fortes para minimizar as ameaças.

MAXI-MAXI

Mostra a combinação de pontos fortes e oportunidades, de forma que a organização deveria trabalhar fortemente para maximizar seus pontos fortes e capitalizar as novas oportunidades.

SWOT Direcionamento

VALORES DA COMPANHIA

No que os auto-executivos acreditam.

PADRÕES E COMPORTAMENTO

Politicas e padrões de comportamento que guiam a forma de operar da companhia.

ESTRATÉGIA

A motivação comercial

MISSÃO E VISÃO

São considerados uma forma de expressar "caráter" e "personalidade". (Chum e Davies, 2001).

PROPÓSITO

Motivo de existência da companhia.

FATORES EXTERNOS

AMEAÇAS: Situações desfavoráveis ao ambiente, que são potencialmente prejudiciais para sua estratégia
OPORTUNIDADES: Situações favoráveis npo ambiente organizacional

FATORES INTERNOS

PONTOS FRACOS: Limitações, faltas e defeitos da organização que podem impedir/ dificultar que a empresa atinja seus objetivos
PONTOS FORTES: Recursos e competências que a organização pode utilizar para atingir seus objetivos competitivos de forma efetiva

OBJETIVO DA ANÁLISE SOWT

É identificar a medida na qual a estratégia atual da empresa (pontos fortes e fracos) é capaz de lidar com mudanças que possam ocorrer no ambiente organizacional (oportunidades e ameaças) (Johnson e Scholes, 1994 apud Mishra, Anand e Kodali, 2007)