Categorii: Tot - educação - nutrição - saúde - prevenção

realizată de Eduarda Gomes Miranda 4 ani în urmă

630

HABITO ALIMENTAR DE UNIVERSITÁRIOS INICIANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DO INTERIOR PAULISTA

Os hábitos alimentares de universitários, especialmente aqueles cursando nutrição, refletem um padrão preocupante de alto consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcar e sódio, e uma baixa ingestão de alimentos protetores como hortaliças.

HABITO ALIMENTAR DE UNIVERSITÁRIOS INICIANTES E CONCLUINTES
DO CURSO DE NUTRIÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DO INTERIOR PAULISTA

HABITO ALIMENTAR DE UNIVERSITÁRIOS INICIANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DO INTERIOR PAULISTA

Discussão

Considerando que no ambiente universitário é possível se deparar com a realidade da sobrecarga de atividades acadêmicas, o que inviabiliza a realização de refeições em casa, deixando o estudante dependente dos estabelecimentos comerciais que circundam a universidade.
Foi observado que a média encontrada para o consumo de energia nos alunos iniciantes e concluintes estão acima em relação à recomendação da pirâmide alimentar adaptada para a população brasileira por Philippi. (2013)
Uma característica comum em cursos da área da saúde são estudantes predominantemente do sexo feminino.
O estudo identificou que a média do IMC nos dois grupos estudados encontra-se dentro da classificação de eutrofia.

O resultado foi semelhante ao encontrado em um estudo realizado na Universidade Federal de Sergipe, a amostra (foi constituída por 718, foi observado que a maioria da amostra (69,6%) se encontrava no estado eutrófico (Feitosa e colaboradores, 2010).

Consumo de frutas

Sendo a promoção do consumo de frutas e hortaliças uma prioridade mundial para a melhoria da saúde da população.

Padrão alimentar dos brasileiros

Principalmente entre os universitários, é caracterizado pelo alto consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcar e sódio e pobres em micronutrientes, combinado à baixa ingestão de alimentos protetores, como frutas, verduras, legumes e grãos integrais, ou seja, há uma baixa prevalência de alimentação saudável no público jovem (IBGE, 2011; Vieira e colaboradores, 2002; Mendonça, Anjos, 2004).

Padrão alimentar dos universitários

É caracterizado pelo alto consumo de alimentos ricos em gorduras, açúcar e sódio e pobres em micronutrientes, combinado à baixa ingestão de alimentos protetores, como as hortaliças, há uma baixa prevalência de alimentação saudável.
Isso acontece quando sam na universidade e saem da casa dos pais, tornando-se responsáveis por suas próprias escolhas alimentares, que, aparentemente, persistem na idade adulta.

Conclusão

O conhecimento na área de nutrição.
Pode melhorar hábitos alimentares.

Contribuir positivamente ao habito alimentar

Ações de saúde pública voltadas a educação nutricional é de extrema importância para a população, devendo ser executada desde a infância do indivíduo para melhor eficácia.

MATERIAIS E MÉTODOS

Estudo do comportamento alimentar.
A população de estudo foi composta por alunos iniciantes e concluintes matriculados no curso de nutrição, com idade acima de 18 anos.

Cada estudante recebeu o formulário para o preenchimento acompanhado de orientações e anotaram todos os alimentos e bebidas consumidos e suas respectivas quantidades.

A média de idade dos participantes foi de 23,64 ± 6,32 anos (mínimo 18 anos e máximo 42 anos).

A avaliação da dieta habitual dos estudantes do estudo foi feita pelo método de registro alimentar de três dias, incluindo um dia do fim de semana e dois dias escolhidos aleatoriamente durante a semana.

Dentre os avaliados 90% foram mulheres e 10% homens.

Prevenção de Doenças

Para a prevenção de doenças, pode colocar em prática intervenções e medidas preventivas na área da saúde e nutrição, para prevenção para o surgimento de hipertensão e risco cardiovascular.
da saúde e nutrição.
intervenções e medidas preventivas na área
pode colocar em prática

Ingestão de Nutrientes

É propiciada pela alimentação, é essencial para a boa saúde (Brasil, 2014).

Alimentação adequada e saudável

Uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e que deve estar em acordo com as necessidades alimentares especiais.
Garantia ao acesso permanente e regular de forma socialmente.
Um direito humano básico.

Tópico principal