Categorieën: Alle - engenharia - indústria - mercado - especialização

door Guilherme Manica 3 jaren geleden

736

Engenharia Mecânica

A Engenharia Mecânica é uma área essencial que envolve o desenvolvimento e a supervisão da fabricação de veículos, máquinas e equipamentos. Os profissionais dessa área são responsáveis por criar protótipos, testar produtos e instalar linhas de produção, atuando em diversas indústrias como a automotiva, aeronáutica, eletrodomésticos e informática.

Engenharia Mecânica

Engenharia Mecânica

Ética na Profissão

Princípios Fundamentais do Código de Ética dos Engenheiros. Engenheiros mantêm e melhoram a integridade, honra e dignidade da profissão: Usando seu conhecimento e habilidade para o avanço do bem-estar da humanidade; ... Engenheiros agirão de tal maneira a manter e desenvolver a honra, integridade e dignidade da profissão.

Perfil do Profissional

A rotina de um engenheiro mecânico envolve muitos projetos, análises, testes e gerenciamento de equipes. É claro que o ambiente de trabalho vai variar de acordo com o lugar que você trabalha.
O que faz esse profissional? A Engenharia Mecânica trabalha com o projeto, a análise, a construção, a operação e a manutenção de sistemas mecânicos. Na prática, é o engenheiro mecânico quem projeta, desenvolve e supervisiona motores, veículos, máquinas e outros produtos industriais.

Futuro da Profissão

Segundo uma projeção realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Brasil demandará entre 600 mil e 1,15 milhão de engenheiros até 2020. ... A remuneração média do engenheiro mecânico no Brasil é de R$ 6.826,02, segundo o Guia de Profissões da Catho.
Nos próximos anos, espera-se que os engenheiros mecânicos sejam parte integrante do uso da nanotecnologia para: Crie materiais compostos mais fortes. Desenvolver sistemas superiores de armazenamento de energia renovável. Crie dispositivos biomédicos avançados.
Subtópico

Tópico principal

Benefícios

Porquê escolher o curso de Engenharia Mecânica? Quem opta pela área de Engenharia Mecânica atua no desenvolvimento e na supervisão da fabricação de veículos, máquinas e equipamentos, além de criar protótipos e moldes para ferramentas, testar produtos e instalar linhas de produção, entre outras atividades.
O profissional da Engenharia Mecânica é responsável por desenvolver máquinas e equipamentos para diversos tipos de indústria, tais como: automotiva, aeronáutica, eletrodomésticos e informática.

Contextualização

O surgimento da engenharia mecânica pode ser rastreado até há vários milhares de anos. Como um campo específico do conhecimento, no entanto, surgiu durante a revolução industrial da Europa do século XVIII. Como ciência, surgiu somente no século XIX, como resultado de desenvolvimentos no campo da física
Alguns autores preferem atribuir o início da Mecânica aos trabalhos de Arquimedes (287 - 212 A.C. que além de estabelecer os princípios básicos da estática, utilizou em seu método de análise deduções matemáticas precisas.
5º período: As especialidades - Prevenção, Implante, engenharia mecânica- 1956 a 2000
4º período: Do trépano a pedal à Alta-rotação - 1871 a 1956;
3º período: De Fauchard à descoberta do trépano a pedal - 1728 a 1871;
2º período: Odontologia da Idade média e os Árabes;
1º período: da pré-história até o ano 30;
A engenharia surgiu devido à necessidade de proteção e busca por alimentos dos homo sapiens. Ela se desenvolveu pautada no bem-estar das pessoas, mas também no interesse de grandes empresas e potências mundiais. Hoje, é através dela que buscamos novamente a sobrevivência e a estabilização do planeta Terra.
A Engenharia de Produção tem a sua origem no século XIX, aproximadamente a 100 anos atrás, com o estabelecimento da chamada Revolução Industrial. ... Quando as indústrias começaram a buscar a qualidade e a eficiência, surgiu a Engenharia de Produção.

Entrevista

5- Você acha que atualmente o mercado está saturado na sua área? Não, pois o mercado seleciona os profissionais competentes e sempre terá espaço para aqueles que se dedicam.
10- Qual seu conselho para quem irá ingressar na profissão? Me dedique na faculdade e, ao terminar, nunca pare de estudar, se especialize cada vez mais.
4- Como funciona o mercado de trabalho? Você pode abrir seu próprio engenharia e trabalhar em clínicas ou prestar concurso público.
9- Quais os pontos positivos da profissão? Autonomia e um salário sem teto, pois quanto mais você trabalhar e se especializar, mais irá ganhar.
3- Qual a parte negativa do seu trabalho? Dores nas costas, cansaço físico e a responsabilidade de lidar com coisas que não são minhas
8- Financeiramente, vale a pena ser dentista? Sim, desde que o profissional tenha uma especialização, pois como engenheiro normais, os procedimentos são de valores baixos.
2- Suas expectativas iniciais ainda são as mesmas? No início da profissão não, porém agora superam-nas.
7- A pós-graduação é essencial para a profissão? Sim, principalmente para os profissionais que querem ter uma remuneração maior, pois clínico geral realiza apenas procedimentos básicos.
1- Por que escolheu essa profissão? Eu escolhi a area da engenharia mecanica porque eu adoro carros
6- Você tem especialização ou pretende fazer alguma? Sim, tenho pós-graduação em engenharia mecania e irei iniciar em implantodontia.