カテゴリー 全て - sociedade - trabalho - produção - capitalismo

によって felipe lourenço 3年前.

242

Karl Marx

A mais-valia é um conceito central no pensamento de Karl Marx, que destaca a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário recebido pelo trabalhador, evidenciando a exploração inerente ao sistema capitalista.

Karl Marx

Karl Marx

MANIFESTO COMUNISTAO

O que se propunha era uma grande comunhão em que os trabalhadores se pusessem a serviço de um grande objetivo comum. Lançando a proposta de uma revolução trabalhadora, o manifesto teve a preocupação em apontar as falhas do Estado Liberal.
O Manifesto Comunista faz uma dura crítica ao modo de produção capitalista e à forma como a sociedade se estruturou através dele. ... Com o desenvolvimento do socialismo a divisão em classes sociais desapareceria e o poder público perderia seu caráter opressor, enfim seria instaurada uma sociedade comunista.
O Manifesto comunista, originalmente denominado Manifesto do Partido comunista, publicado pela primeira vez em 21 de fevereiro de 1848, é historicamente um dos tratados políticos de maior influência mundial.

MAIS VALIA

A mais valia representa a disparidade entre o salário pago e o valor produzido pelo trabalho. Dessa maneira, ela pode ser entendida como o trabalho não pago, ou seja, são horas que o trabalhador cumpre/valor que ele gera pelos quais ele não é remunerado.
A mais-valia é um conceito criado pelo alemão Karl Marx (1818-1883), para entender as relações entre o tempo necessário para realizar um trabalho e sua renumeração. ... Em outros termos, a mais valia significa a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador.

CLASSES SOCIAIS

Só existem, segundo Marx, duas classes sociais: a burguesia (donos dos meios de produção) e o proletariado (trabalhadores explorados pela burguesia).
As classes sociais, para Marx, surgem a partir da divisão social do trabalho. Em razão dela, a sociedade se divide em possuidores e não detentores dos meios de produção.

LUTA DE CLASSES

Luta de classes é a oposição entre as diferentes classes da sociedade. A luta de classes não é apenas um conflito, envolve a economia, a política e a sociedade como um todo. O termo luta de classes foi uma denominação criada pelo filósofo alemão Karl Marx.

AS CONSTRADIÇÕES DA SOCIEDADE CAPITALISTA

O entendimento que o Karl Marx faz do capitalismo, e se baseia na ideia de que toda sociedade se estrutura a partir do modo como os homens se organizam para produzir socialmente seus bens

Materialismo Historico

A teoria de Karl Marx tem como base o que ele chamava de concepção materialista da história. Segundo ela, as alterações sociais que acontecem ao longo da história não estão baseadas em ideias, mas sim em valores materiais e em condições econômicas
O materialismo histórico é uma teoria marxista que defende a ideia de que a evolução e a organização da sociedade, ao longo da história, ocorrem de acordo com a sua capacidade de produção e com suas relações sociais de produtividade.

Karl Marx (1818–1883) foi um filósofo e revolucionário socialista alemão. Criou as bases da doutrina comunista, onde criticou o capitalismo. Sua filosofia exerceu influência em várias áreas do conhecimento, tais como Sociologia, Política, Direito e Economia.lítica, Direito e Economia.

ALIENAÇÃO

O conceito de alienação do trabalho é um dos principais conceitos desenvolvidos por Karl Marx ao longo de sua obra. Numa linha de produção, por exemplo, o trabalhador faz apenas parte do processo, estando completamente alheio ao produto final e, por consequência, do valor agregado ao bem a partir de seu trabalho. Entretanto, é pelo trabalho que, ao longo da história, o indivíduo se humaniza, domina e transforma a natureza a favor de suas necessidades.
Trabalho Alienado
Ao longo da história, a humanidade se desenvolveu a partir de uma relação antagônica entre dominadores e dominados, a produção passou a ter o objetivo de suprir as necessidades da classe dominante. A classe trabalhadora, também chamada de proletariado, perde o seu lugar de destaque e deixa de ser o objetivo final de sua própria produção. Isso se dá a partir do momento em que há uma transição no modo de produção. Anteriormente, na manufatura e no artesanato, um trabalhador era dono dos meios de produção e participava de todo o processo, desde a aquisição da matéria-prima até a venda do produto final.

PRÁXIS REVOLUCIONÁRIAS

O conceito de praxis e, em relação a ele, o de trabalho e de produção pode ser definido como uma atividade social conscientemente dirigida a um objetivo. O homem por exercer trabalho físico, produção, participação ativa em diferentes formas de vida social, desenvolvem uma prática material.