jonka Antonio Mikael Candido Alexandre 1 vuosi sitten
116
Lisää tämän kaltaisia
A estaquia é uma prática muito antiga utilizada para clonar plantas com tamanho ou idade avançada e manter a genética totalmente igual.
A propagação vegetativa consiste em multiplicar assexuadamente partes de plantas (células, tecidos, órgãos ou propágulos), originando indivíduos geralmente idênticos à planta-mãe.
A partenogênese é definida como o sistema de reprodução onde as fêmeas produzem descendentes sem que haja a intervenção de machos (fecundação por machos). Ela é diferente da reprodução assexuada, pois envolve a produção de descendentes que passaram pela fase de gameta não fecundado.
Fragmentação ou regeneração: consiste na capacidade de um organismo formar outro com base em um fragmento de seu corpo. Equinodermos e platelmintos são grupos de animais que apresentam essa capacidade. A estrela-do-mar, por exemplo, quando danificada, pode regenerar-se, e a parte perdida origina um novo ser.
Processo reprodutivo assexuado em que o organismo desenvolve, como órgãos reprodutivos especializados, esporângios, que produzem células reprodutoras especializadas, os esporos.
Divisão binária: também chamada de bipartição, fissão ou cissiparidade, é um modelo de reprodução em que um indivíduo divide-se ao meio, dando origem a um descendente idêntico.
Brotamento O indivíduo forma brotos que se separam do corpo do genitor e passam a ter vida independente, originando um novo ser. Comum em bactérias, fungos, poríferos e cnidários. Reprodução assexuada: Brotamento (poríferos).
exemplo
Tipo de reprodução assexuada em que um organismo da origem a um descendente sem haver fecundação. No Reino Animal acontece, por exemplo, entre as abelhas, tubarão-zebra, formigas e escorpião-amarelo.
apresentam sexos geneticamente separados e cada um produz apenas um tipo de gameta.
também chamados de hermafroditas, são indivíduos que produzem os dois gametas em um mesmo corpo e não possuem diferenciação sexual genética.
Reprodução sexuada em que os gâmetas que se produzem e se fecundam são semelhantes em tamanho e estrutura. Ocorre em alguns protistas, assim como em alguns protozoários e algas.
Heterogamia é o tipo de reprodução sexuada em que os gametas são diferentes. Pode ser do tipo anisogamia, onde os gametas são diferentes no aspecto morfológico (tamanho), sendo o feminino maior que o masculino, porém ambos são móveis; também pode ser do tipo oogamia, onde existem duas diferenças: uma morfológica (tamanho) e outra fisiológica (motilidade ou mobilidade), em que o gameta feminino é maior e imóvel, e o masculino, menor e móvel.
exmplos
Os mamíferos, como os cachorros, chimpanzés, baleias e seres humanos, têm reprodução sexuada com fecundação interna e oogamia. São, além disso, animais vivíparos, por isso seu desenvolvimento embrionário ocorre dentro do útero materno.