Kategoriak: All - hipóteses - metodologia - validação - leitura

arabera juliana monteiro 3 years ago

434

Como realizar uma análise crítica de um artigo cientifico

A análise crítica de artigos científicos é fundamental para garantir a qualidade e a integridade da literatura acadêmica. Para realizar essa análise, é necessário avaliar a validade do estudo, que envolve verificar a importância do tema abordado, a originalidade da pesquisa e se a hipótese do autor foi adequadamente testada.

Como realizar uma análise crítica  de um artigo cientifico

1- Os componentes de um artigo científico

1-15 referências bibliográficas

A referencia trata-se de uma listagem do artigo ou outros elementos bibliográficos que foram referenciado ao longo do texto . Sua utilização é imprescindível pois evita o uso de ideias e conceitos emendados de outros autores sem a devida citação seu objetivo é apoiar esclarecer justificar ou completar as ideias dos autores .

Deve-se observar se as referencias bibliográficas são atuais oportunas e se citam revista de prestigio na área de estudo bem como os autores clássicos do assunto .

1-14 conclusões

As conclusões devem ser fundamentadas nos resultados contendo deduções logicas que correspondem aos objetivos do tema proposto e as expectativas propostas pelo autor da introdução do trabalho . Devem ser breve ,exatas e acompanhar a sequencia proposta nos objetivo podendo ser positivas ou negativas . Elas devem reafirmar a ideia principal e serem justificada pelo resultados . Podem apresentar sugestão de trabalho futuro e definir o ponto de vista do autor sempre quando ele chegar a nova reformulação ou conhecimento novo .

1-13 discussão

A discussão realça os achados importantes do estudo , as conclusões pertinentes e as suas implicações de aplicação confronta os resultados obtidos no estudo com os da literatura , sugere explicações para possíveis discrepância encontrada e inclui comentários sobre as limitações da investigação . O objetivo da discussão é contextualizar os resultados apresentados e dimensionar o interesse e a originalidade destes para debate cientifico . A discussão é a seção ideal para a demonstração de domínio do assunto e proposição de novos ideias sua qualidade depende do fundamentação no assunto d que foi capaz .

1-12 resultados

Os resultados devem ser apresentados de forma objetiva , precisa e em sequencia lógica , utilizando-se tabelas gráficas e figura , sem necessidade de descreve-los devem ser descritos na mesma sequencia em que foram realizados os experimento , e devem ser expressos de forma simples e clara pois constituem o novo conhecimento a contribuição do autor .

1-11 validade externas e internas

A questão da validade do estudo possui influencia direta na credibilidade nos resultados e mostra a noção da confiança que é possível ou pontos nos resultados e conclusões da investigação erros metodológicos no modo de seleção das pessoas , na forma de obtenção dos dados ou maneira de analisa-los , constituem ameaças a validade a validade interna verifica se os conclusões de uma investigação de estudo. A preocupação de uma critica metodológica reside em verificar a comparabilidade dos grupos , estudados , a precisão da técnica diagnostico utilizados a relevância dos indicadores empregados e o controle de fatores que possam dificultar a interpretação desse modo , tenta-se aferir se a presença de falha internos na investigação tende invalidar , enfraquecer ou interferir nas conclusões do trabalho . A validade externa é uma consideração secundaria uma vez que ela só é relevante se o trabalho tiver validade interna refere-se a extensão com que os resultados de uma pesquisa podem ser generalizados para outras condições ou populações.

1-10 treinamento e calibração examinadores

quando uma pesquisa é realizada por uma equipe é essencial que o examinadores tenham sido adequada e previamente treinados para fazerem julgamentos clínicos consistentes para que esse objetivo seja alcançados é essencial a uniformização da conduta da coleta de dados .

1-9 instrumento de pesquisa

Os instrumentos da pesquisa ( indicadores ,índices, variáveis e questionários utilizados ) devem está claramente expostos sempre é aconselhável o uso de índices ou questionários testados previamente e validados estaticamente. O autor deve informar com clareza as definições de cada item dos dados e qualquer mudança no mesmo devem ser notificados .

1-8 tipo de estudo

O leitor necessita de uma firme base metodológica para realizar uma analise critica de trabalho cientifico a adequação metodológica de uma investigação é a base para a credibilidade das conclusões . Portanto o leitor devem ter conhecimento sobre os princípios métodos de investigação na suas aplicações e limitações através de um processo de analise critica é possível separar os trabalhos cujas as conclusões podem ser aceita por estarem baseados em metodologia adequada dos demais cujas conclusões devem ser avaliadas cautelosamente os estudos que nos deparamos mais frequentes sã estudos experimental.

1-7 tamanho da amostra e sua base de cálculo

No planejamento é necessário decidi quantas pessoas precisam participar do estudo para testar as hipótese ou responder os objetivos . O principio básico que permeia a estimativa que mapear a amostra é atingir a precisão e a força necessária para estimar uma quantidade de interesses e para demostrar uma diferencia entre os grupos estudados .



É sempre recomentado a realização de um estudo piloto para definir e escolher os procedimentos mais apropriados

1-6 critério de seleção da amostra

1-6 Para evitar vieses na seleção da amostra , deve-se adotar um processo que garanta a aleatoriedade dos sujeitos participantes , devendo-se da a todos a mesma possibilidade de participar do estudo. Artigo cientifico devem descrever claramente o método de seleção da amostra utilização e suas características tais como o sexo, idade , classe social , taxa de resposta e de desistência dos participantes , para evitar erros na identificação da população de estudo ou de grupos de estudo . erro devido a diferença sistemática entre as características daqueles indivíduos incluídos no estudo e daqueles que não foram distorção sistemática introduzidos pela maneira como os participantes são selecionados para o estudo e por perdas ou por não resposta dos incluídos originalmente na amostra . A seleção da amostra também implica em definir claramente os critério para inclusão e exclusão de pessoa no estudo para que tais comparações produzidas conclusões úteis .

1-5 a população e amostra

A população é considerado um agregado de participantes que apresenta pelo menos uma variável comum . Observável e para o qual as conclusões da pesquisa serão validas , população alvo e a população sobre a qual serão feitas as interferência baseado nas amostra .

1-4 metodologia

A metodologia do estudo é um dos pontos que mais requer atenção durante a leitura do artigo cientifico , os outro precisa informar claramente como quando e em que condições os procedimentos foram realizados e quais os passos que foram seguidos informando ainda o período e o local de realização da pesquisa .

1-3 introdução e revisão de literatura

Por ser a introdução cientifica , esta deve apresentar de forma breve e clara a fundamentação racional e a proposta do estudo .

1-2 resumo

O resumo deve conter os objetivos , os métodos e procedimentos básicos, os principais resultados é as conclusões mais relevantes da pesquisa , está seção não pode ser entendida como uma introdução ao artigo

1-1título

Como realizar uma análise crítica de um artigo cientifico

3-considerações finais

O reconhecimento da validade de um estudo é um passo importante no processo de avaliação crítica do literatura . Nessa forma , busca-se com este trabalho proporcionar uma familiarização com os princípios cuidados a serem tomados na leitura de um artigo cientifico . Pretende-se que este estudo se torne auxiliar de referencia frequente para leitor que objetiva construir a sua competência na leitura de artigos científicos contrai-se através da experiência adequada pela pratica da leitura critica .

2-2 por que os artigos científicos são rejeitados para publicação ?

1- O estudo não focalizou um assunto cientifico importante.

2-O estudo não era original ( outra pessoa já tinha feito o mesmo ou um estudo similar .

3-O estudo não testou a hipótese do autor .

4- A metodologia do estudo não está adequado .

5-Dificuldades práticas ( recruta os participantes por exemplo) tiveram os autores a comprometer o protocolo de estudo original .

6- O tamanho de amostra era muito pequeno .

7-O estudo estava descontrolado ou inadequadamente controlado .

8- A analise estatística estava incorreto ou impropria.

9- Os autores tiraram conclusões injustificadas dos dados .

10- Há um conflito significativo de interesse ( um dos autores , ou um patrocinador , poderia beneficiar financeiramente da publicação do artigo).

11- Artigo redigido de forma inadequada formando-se incompreensível.

2 - Lista para facilitar a leitura crítica do artigo científico

2-1 lista com pontos essências a serem checados

1- O artigo descreveu um problema clinico importante ou foi dirigido por uma pergunta claramente formulado ?


2-como a colocação e os assuntos foram selecionados ?


3- quais foram o objetivos da investigação , e estes foram alcançados ?

4- quais os métodos utilizados pelo o autor e estes são descritos com bastante detalhe?


5- o método usado pelo outro para analisar os dados e as medidas de controle foram bem implementados?


6- os resultados possuem credibilidade e nesse caso eles são importantes clinicamente ?

7-que conclusões foram tiradas , eles sã justificados pelo resultados ?


8-o assunto abordado apresenta uma revisão sistemática?


9- o tipo de estudo usado está adequado ?

10- a metodologia está apropriado a pesquisa ?


?

i2- itens

Muitos itens devem ser observados para que o leitor obtenha uma noção sore a confiabilidade do artigo . O objetivo de auxiliar o leitor no julgamento de artigo da área biomédica , sujem-se a baixo duas listas , a primeira citando os principais itens a serem checados e o segundo com alguns motivos de rejeição de artigo cientifico .