Categorías: Todo - tecnologia - industrial - armazenamento - transporte

por RODRIGO ANTONIO DO NASCIMENTO DOS ANJOS hace 4 años

238

Organigrama

Ao longo da história, a logística evoluiu significativamente. Na Idade Média, as feiras medievais marcaram o início do comércio organizado, onde produtos eram trocados em mercados específicos.

Organigrama

Evolução da Logística

Era da Informação

Combinando sempre: Estoque, Transporte e Informação; para fazer as coisas chegarem sempre no lugar certo, na hora certa e do jeito certo. Esta é a época do computador, do celular e dos clientes muito exigentes. Trocamos os produtos pelas experiências que eles nos permitem.

Era Industria

Da mesma forma, a Segunda Revolução Industrial foi um avanço na história, porque trouxe grandes inovações para o que era considerado como a maior dificuldade após a criação da produção em alto volume: a distribuição em massa. Em razão dessa demanda, foram criados meios de transporte e comunicação, como trens, navios e o telégrafo.
A invenção das máquinas a vapor por James Watt, no século XVIII, que permitiu a produção em massa de artefatos que antes eram produzidos manualmente, de forma não escalável.

Idade Média

Outro conceito importante surgiu, as feiras medievais. Começamos a separar os espaços de produção dos espaços de reprodução. Primeiro foram as trocas de mercadorias, levávamos as galinhas e os ovos para trocar por porcos e beterrabas, e das trocas vieram os comércios.

Idade Antiga

todo o sucesso da conquista romana foi baseado em TRANSPORTE. E fomos combinando conquistas e transportes.. conquistas e transporte... até a época das caravelas.

Na idade da pedra

O transporte não era uma coisa fácil, por muito tempo nem a roda existia. Por isso éramos nômades, ou seja, levávamos os lugares de reprodução para perto do de produção. E como armazenagem também era muito difícil, o que valia para a logística era a informação.

Logística é o processo de planejamento e execução do eficiente transporte e armazenamento de mercadorias desde o ponto de origem até o ponto de consumo.