arte românica

NOME: YCARO GONÇALVES BORGES, DEONES MUTZ DE AQUINO/ CURSO: DESENHO INDUSTRIAL.

Arte Otoniana

imperador Oto I: Imprador desse periodo, que continuou com as ambições de Carlos Magno.

evangelho de Lindau

Igreja de São Miguel

parábola do rico e do pobre: É uma parábola que fala sobre o rico avarento que quando morre vai para o inferno e o pobre humilde que quando morre vai para o céu.

Evangelho de Oto III

Arte Romanica

Arquitetura Monastica: Arquitetura de mosteiros.

escultura

mainel: Esculturas de alto relevofeitas nas colunas, com a função ornamental.

tímpano: É um espaço triangular ou em forma de arco que fica na frente de catedrais ou igrejas sobre o portal da entrada, que é toda decorada com esculturas de baixo e alto relevo.

O crucifixo de Gereão: É uma escultura plena de madeira que fica na Catedral de Colônia.

"fortalezas" de Deus: È uma expressão que se refere as construções dos mosteiros, igrejas e catedrais, que eram construidos como fortalezas, devido a ainda ataques bárbaros

planta em cruz latina

aboboda de aresta cruzada

torres sinaleiras: São torres que ficam em Catedrais,Igrejas e Mosteiros. A principal função era de ser um lugar de vigilância de invasões e também ,devido aos sinos, ser um meio de divulgação de qualquer algo importante da cidade ou do mosteiro.

contrafortes: É a base que sustenta todo o peso dos arcos botantes

colunas adossadas: São colunas com esculturas à ornamentando.

Arquitetura religiosa: Arquitetura de Igrejas.

Igrejas de peregrinações: Eram Igrejas que tinham um espaço especial para receber fieis , que peregrinavam , pois na maioria das vezes elas eram construiadas isoladas das cidades e vilarejos.

Igreja de Saint sernin

"A Igreja militante": Em certas situações a Igreja usava seu poder militar para defender seus interesses.

Cruzadas:Foi a luta da Igreja contra os mulçumanos, para conquistar jerusalém, um ótimo exemplo da militância da igreja em defender seus interesses.

Arte Proto- Romanica (séc.XI e séc.XII)

Arte Carolíngia: periodo do desenvovimento da arte no imperio Franco, no reinado de Carlos Magno.

Carlos Magno: Imperador do Sacro Imperio Romano do Ocidente. Ele insentivou a literatura e a arte em seu reinado, construiu mosteiros e catedrais, mosteiros esses que copiavam livros antigos. Criou oficinas de arte.

Catedral de Aachen

arco romano

pintura à mabeira classica: Pinturas com mais humanismo.

tetramorfos: São os quatros animais que referem a Ezequiel e representa os quatros evangelistas. Eles são; homem alado - Matheus; leão alado - Marcos; touro alado - Lucas; águia - João.

ensino nas catedrais: Ensino lecionado nas catedrais e pelos padres, mas para os privilegiados.

Relicário: Era costume na época as Igrejas e os devotos acreditarem em relicas( pedaço do corpo, veste, artefatos pessoais, dos personagens sagrados e avangelistas).

Vitrais: São vidraças que repesentam imagens.Essas imagens construiadas com tesselas de vidro colorido.

mural: pintura em parede

mosteiros

manuscritos ilustrados: Os manuscritos ilustrados tinham uma certa familiaridade com a tradicional pintura clássica e em certos aspectos tinham a influencia greco-romana.

influencia romana

iluminura e miniaturas: são pequenas pinturas, que ficam nos manuscritos ilustrados, que tem a função didática e ornamental.

evangelho de sãomateus: Manuscrito ilustrado

ensino monacal : E o ensino no mosteiros em que só padres estudavam.

sala capitular : Uma das instalações dos mosteiros, na qual eram feitos os manuscritos ilustrados, e neles eram feitos pelos padres especializados os capitulares.

capitular: Era a primeira letra, toda desenhada e ornamentada de cada capitulo em um manuscrito ilustrado. E todos os manuscritos feitos tinham seus capitulos com um capitular.