O Conceito de Projeto

Existe uma pluralidade de leituras e usos para a palavra "Projeto". Pode ser considerada universal, na qual o contexto em que se insere é um fator importante, assim como as palavras que lhe seguem ou antecedem.

Desígnio - ideia ou objetivo que o indivíduo tem em mente
Esboço - materialização, registo e partilha da ideia
Empresa - iniciativa foi concretizada

Boutinet, para clarificar o conceito dividiu o mesmo em três dimensões

Dimensão Teórica

A construção que as áreas científicas dão ao tema "projeto", ou seja, a construção abstrata do projeto (construto). Algo que conseguimos descrever, mas não tocar nem captar, pois não é físico (como a interação).

Projeto em Filosofia

O Homem para ser livre, tem que adquirir no seu quotidiano a lógica de projeto, pois só assim é que consegue desenvolver as suas ações para mudar o mundo que lhe rodeia, ou seja, "o projeto constitui-se no modo do ser existir no mundo".

Projeto em Psicologia

Necessidade de realização do indivíduo

Toda a atividade humana possuí uma relação com um fim determinado, que ela própria define.

Fraise

Horizonte temporal e atividade momentânea: as características próprias de cada indivíduo vão marcar as diferenças entre os estilos de vida de cada pessoa ou a diferente relação da mesma pessoa perante diferentes atividades (horizonte temporal adotado).

Projeto em Sociologia

Como participa o ator-individual na construção do sujeito histórico?

Touraine, distingue quatro níveis de participação:
1 - Ausência de projeto pessoal ou "retirada"
2 - Projeto individual
3 - Projeto coletivo
4 - Projeto organizacional

Dimensão Empírica

Dimensão Operatória

O projeto transforma uma certa situação numa estratégia definida, isto é, transforma-a numa ação concreta, feita por etapas e instrumentos, que possuí objetivos definidos e que desenvolve a inovação e a produtividade da mesma.

Boutinet distingue alguns pontos essenciais, em relação à “gestão por projeto”:
1 – definição clara do projeto no tempo
2 – identificação das questões fundamentais
3 – definição das responsabilidades dos diferentes elementos que participam no projeto
4 – afetação de todos os elementos da organização, encaminhando a modificação das próprias práticas

A palavra "projeto" varia conforme as experiências e vivências que vão acontecendo no quotidiano do sujeito, ao longo não só do tempo, mas também do espaço. Assim, Boutinet distingue cinco registos diferentes:

Situações Existenciais

A construção de “Projetos de Vida” são um elemento importante de relação do sistema pessoa com os outros sistemas da sociedade, na qual se pode alargar ou restringir na articulação que se vai estabelecendo entre os diferentes projetos que se vão construindo ao longo dos ciclos de vida do sujeito.

Atividades

A focalização do projeto corresponde aos objetivos e ao processo a se desenvolver (como um plano de atividades)

Objetos

Pode falar-se em investigação, sem falar em projeto? É necessário para a investigação de um projeto, a brévia definição de um objeto (a nossa experiência pessoal), para que haja conhecimento científico.

Organizações

O modo como cada organização concebe um projeto difere bastante, sendo que este é um instrumento capaz de definir o percurso a seguir pelos diferentes elementos da organização e as estratégias que precisam de escolher para tornar a ação, relativamente aos objetivos que pretendem atingir, mais coerente e eficiente.

Sociedade

Ao se afirmar que a sociedade requer um projeto, rejeita-se a conceção tradicional da sociedade como reprodutora de uma ordem ancestral (antiga) inscrita no seu próprio funcionamento.

Atualmente, pode-se falar em Projeto de História? O conhecimento, movimento, aperfeiçoamento alcançado pelo homem e pela sociedade exigem a capacidade de interrogar o tempo e os seus acontecimentos, mas, à História, cabe apenas compreendê-los e interpretá-los.

Projeto em Educação

O termo “Projeto” possuí diversos significados, de acordo com a perspetiva de cada indivíduo e no contexto em que se insere. Pode ser entendido como uma intenção valorativa do que se pensa em desenvolver (define um fim e prevê um certo número de meios para o atingir) ou pode implicar uma confrontação ou negociação entre parceiros.

De acordo com Boutinet, a pluralização deste conceito tem conduzido a confusões, o que ele chama de tripla confusão: linguagem, significado e motivações. Posto isto, distinguem-se três tipos de projeto:

Projeto pedagógico

Formadores têm de encontrar os meios adequados, ao adquirirem conhecimentos e técnicas, para permitir aos alunos a apropriação de um novo saber.

Exige-se aos formadores especializados que possuam a capacidade e responsabilidade de definição do processo de aprendizagem dos formandos-alunos.

Pedagogia de projeto

O objetivo principal é a formação de uma aprendizagem individualizada ou em pequenos grupos, na qual o sujeito descobre e desenvolve as suas capacidades e caraterísticas, para garantir a motivação e satisfação do mesmo.

Projeto educativo

“opção por valores e finalidade, a definição de uma orientação com que se pretende o desenvolvimento e a inserção criativa do sujeito em diferentes situações.”

A colaboração com outros parceiros é um elemento fundamental na reunião de uma ação conjunta a desenvolver, na qual se podem distinguir:
1 – círculo restrito, pais/encarregados de educação e escolar
2 – círculo expandido, instituições sociais, políticas, profissionais e religiosas